Sociedade Filarmónica Gansaria - Banda Filarmónica
Sociedade Filarmónica Gansaria

Localizada no norte do concelho de Santarém, a S.F.I.C.M.G foi fundada em 01 de dezembro de 1980.

A atividade regular da S.F.I.C.M.G. desenvolve-se atualmente em vários planos:

- Banda Filarmónica: pilar principal da nossa instituição;

- Escola de Música que engloba a Banda Juvenil

- Coro da Filarmónica

Para além de participar regularmente em festas e romarias na nossa região e noutras zonas do país, organiza com regularidade concertos temáticos dentro de estilos musicais distintos, com diversas colaborações com outros agentes culturais da região.

Já colaborou com nomes reconhecidos a nível nacional mas também internacional, como Jorge Almeida, Reinaldo Guerreiro, José Brito, grupo musical “Os Corvos”, os "Budda Power Blues" & Maria João.

Em 2019, foi formado o Coro da Sociedade, que se apresenta regularmente nas Comemorações do aniversário da SFICMG e nas audições da Escola de Música, participando também em colaboração com o Coro do Círculo Cultural Scalabitano e em conjunto com a Banda Filarmónica.
Conta atualmente com cerca de 20 elementos e é dirigida artisticamente pela Prof. Eva Duarte desde Outubro de 2021.

A Banda conquistou em novembro de 2022 o 1.º prémio na 2.º secção do VIII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga.