Sociedade Filarmónica Gansaria - Banda Filarmónica
Historial

Localizada no norte do concelho de Santarém, a S.F.I.C.M.G foi fundada em 01 de dezembro de 1980, a partir da ideia de alguns músicos da terra que tocavam nas Bandas vizinhas de Alcanede e Xartinho, e que se reuniam na madrugada do dia 01 para tocarem o Hino da Restauração como era, e ainda é, tradição. Daí surgiu a ideia: “Porque não formar uma Banda de Música?”
Alguns meses foi o tempo suficiente para reunir (quer donativos, quer empréstimos) o montante necessário para a aquisição do instrumental e respectivo fardamento, para que em 08/12/1981, surgisse em plena rua, bem fardada e instrumentada “A SOCIEDADE FILARMÓNICA DE INSTRUÇÃO E CULTURA MUSICAL DE GANÇARIA”.
Manuel Conceição Duarte Pereira, fundador da Escola de Música, foi o 1.º maestro da banda. A ele se seguiram Jaime Justo, Simões Ribeiro, Jorge Lopes, Francisco Pinto, Márcio Pereira, Samuel Pascoal e, atualmente, Luís Fernando Silva Leite, desde agosto de 2021.
A atividade regular da S.F.I.C.M.G. desenvolve-se atualmente em vários planos: através da Banda Filarmónica, pilar principal da nossa instituição, com cerca de 50 elementos ativos com idades entre os 12 e os 65 anos, nos diversos instrumentos de sopro e percussão; a Escola da Música, com cerca de 30 alunos provenientes da comunidade local e limítrofe, maioritariamente entre os 8 e os 16 anos, que têm a sua iniciação nas vertentes de Formação Musical, Instrumento e Classe de Conjunto; e o Coro da Filarmónica, recentemente criado com cerca de 20 elementos.
Para além de participar regularmente em festas e romarias na nossa região e noutras zonas do país, incluíndo uma deslocação à Região Autónoma dos Açores, bem como em intercâmbios com outras bandas semelhantes, organiza com regularidade concertos temáticos dentro de estilos musicais distintos, com diversas colaborações com outros agentes culturais da região.
Já colaborou com nomes reconhecidos a nível nacional mas também internacional, como Jorge Almeida, Reinaldo Guerreiro, José Brito, o grupo musical “Os Corvos”, os "Budda Power Blues" & Maria João, tanto em concertos como em Masterclasses e atividades de aperfeiçoamento musical da Banda.
Conta com dois trabalhos discográficos: um CD gravado ao vivo em agosto de 1999 e, em dezembro de 2003, lançou o seu primeiro CD gravado em estúdio.
Participou por diversas vezes em festivais e concursos de Bandas, tendo como ponto alto a recente conquista do 1.º prémio na 2.º secção do VIII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, em novembro de 2022.